sábado, 4 de dezembro de 2010

Cruzamento de Cães - Passo a Passo

Cruzamento de Cães

Muitas pessoas vieram me perguntar como faz pra cruzar o cão, pois ele é "virgem"  ta precisando  dessas coisas, então essa postagem é pra todos os que  estão interessados em reproduzir seus cães.


Primeiro passo é saber o motivo que você esta querendo cruzar seu cão ?

Ele é bonito e terá otimos filhotes -  Motivo errado, ele foi examinado por um Juiz,  ou um Adestrador qualificado.

Quero cruzar e dar pra um amigo- Você vai dar  um filhote para um amigo, geralmente nascem cerca de 10 filhotes, você vai se livrar de um e os outros nove restantes?

Quero que meu cachorro perca o cabaço - Certo, porém ele não vai perder só o cabaço, ele pode  gerar filhotes, quem vai cuidar é o dono da cadela não tenho nada haver. Errado, a cada 3 filhotes que nascem 1 é do dono do macho, logo se nascerem 9 cães 3 são seus  e agora?

Quero que  o sangue do meu cão se perpetue, ele é o melhor nas rinhas - Você é totalmente insano, alem disso você pode ser preso por maus tratos aos animais entre outras acusações.

Quero curzar  meu cão ou cadela, pois ele já foi avaliado por uma adestrador ou juiz, ele(a)  não tem nenhum disturbio genético ou mental, não é agressivo, esta com  os exames e vacinas em dia , já temos locais para vender ou doar os cães que nascerem e se por acaso o local onde ele venha morar, esse cão sofra maus tratos, nos iremos resgata-los e doa-los para outra familia - Pronto agora você está pensando consciente vamos para o passo a passo.

Escolha dos Pais

     
  
Antes de colocar os cães para cruzar, você deve escolher tanto o macho quanto a fêmea, pelos seguintes critérios:

1- Terem as mesmas características
2- Estarem livres de qualquer doença
3- Se possivel não terem laços consanguinios
4- Ser de um grande amigo seu 
5- Ter bom temperamento (não ser agressivo)

Lembre-se que quando você coloca cães para cruzarem um deles pode morrer, mesmo que estejam livres de doenças, pelo fato de que existem doenças que só são transmitidas na copulação.


           Escolha do Local



O local deve ser escolhido com cuidado, não pode ser um local muito visitado e com muito movimento. Quando os cães se encontrarem no local , eles devem ser  monitorados de longe, caso acha muita briga, o cruzamento deve ser interrompido.
Lembre -se o local deve estar  vermifugado, sem água ou comida caso contrario veja o que poderá acontecer com o seu cão:

http://www.youtube.com/watch?v=aHaKCsmyBlE

Obs: o local de preferencia deve ser onde o macho vive, pois é lá que ele comanda, lá é o territóriao dele, não esqueça disso.Caso o local onde o macho habita, seja muito gande ou esteja com infestação de carrapatos ou outros parasitas, leve o macho para um outro local de sua preferencia deixe ele por lá uma semana antes de levar a  fêmea, isso é muito importante.( você vai facilar e muito  a vida do macho)

Aguá e comida só deve ser levado apos o  acasalamento e mesmo assim em pequenas quantidades.


Cruzamento


A parte mais esperada, é vocês levaram um susto com a foto, pois é a ideia era essa, só pelo fato de que tudo já esta se ajustando, não quer dizer que o acasalamento vai ser tranquilo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam,  as lutas durante o acasalamento são normais, e notem que a fêmea é quem bate mais, isso se deve ao fato de que os machos se abstem em revidar, pois eles querem elas cansadas, para  que seja mais fácil realizar a monta:

Apos a monta haverá um momento onde o casal, ficará como a foto logo a cima,  muitas pessoas chamam esse momento de "engatar"  o macho deu uma engatada na fêmea, tentei achar um termo científico para este momento, não achei então pode chamar do que você quiser, hehe.
Este momento é muito importante, pois nos humanos o macho da espécie é quem espeli o espermatozoide, porem nos caninos é a fêmea quem vai ter essa função .
Quando eles estão engatados a vulva da fêmea vai ficar se contraindo no penis do macho, para retirar o gameta dele para ela, então se você colocou  os seus cães para  cruzarem e em nenhum momento este fato ocorreu, cara sinto muito informar, mas provavelmente não houve copula, ou seja não haverá filhotes, mais calma milagres existem.

Depois é só cuidar bem de cada um dos pais, lembrando de ficar acompanhando o desenvolvimento da fêmea e se puder comprar um suplemento chamado "hemolitan" :

Este suplemento vai servir tanto para a fêmea se reabilitar, quanto para  os filhotes se desenvolverem saudaveis na barriga da mãe.

Para o macho a recomendação é dar banho, cuidar dos ferimentos que provavelmente irão exister, muita comida e um suplemento legal é o "muscle":


Esse suplemento vai tanto ajudar seu cão a ganhar peso como tambem cuidar a recuperar os pelos que foram  danificados, caso os ferimentos tenham sido profundos você pode associar ainda dois outros remédios, "rifocina" e "pêlo e derme":

 










Rifocina é para passar nos ferimentos, não fique asustado a coloração do remédio é um laranja avermelhado.
Pêlo e Derme e para ser dado via oral , ele é um comprimido e serve tanto para a pele do animal quanto os pêlos.(eu já usei em um dos meus cães é fenomenal o remédio)


Conclusão


Bom depois de todo esse trabalho é só esperar cerca de 2 meses, podendo ser mais ou menos dependendo do cão, para curtir seus filhotes com todo amor.

Espero ter contribuido, se alguem tiver alguma dúvida sobre animais de qualquer espécie, seja qual for a dúvida, deixe um comentário com o email que eu lhe responderei.

Muito Obrigado. e Sucesso na reprodução

23 comentários:

  1. Me respondam urgente!!! Tem um cão em minha casa para cruzar com minha fêmea (3º cio) e ela n tá na casa dele pq lá ja tem uma femea, e no 2º cio, ela foi lá e ficava fugindo dele no quarto(ela fugia dele de baixo da cama), entao ele veio , ela é baixinha entao tenho que ajuda-la, so que quando ele vai "grudar" nela ela fica com mt raiva e lati e morde ele! e ele vai e sai ! A dona vem buscar ele amanhã de 8:30 ! o que eu faço D:

    ResponderExcluir
  2. quantas vezes minha cadela precisa copula pra ter filhotes, uma vez só basta ou precisa mais vezes?

    ResponderExcluir
  3. minha cachorra crzuo com um da raça dela 5 dias (chow-chow) e ela fugiu de caza no ciu e acho que cruzou uns 20 minutos e agora agente nao sabe !!!!!!!! ajude-nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o único jeito é esperar e ficar atento quanto as mudanças que ela pode vim apresentar, se dentro de ate 2 meses, não houver uma mudança, vai ter que tentar de novo.

      Excluir
  4. tenho dois whippets cá em casa.. a cadela é minha , o macho veio para cá .. só que ele nao consegue encaixar nela .. tou com medo que ele nao consiga e o cio acabe ... preciso mesmo de saber urgente ...

    ResponderExcluir
  5. Meu cachorro é um pouco velhinho,mas já cruzou algumas vezes e eu estou querendo botá-lo pra cruzar novamente.. Tem algum problema a idade? ele tem em torno de 10 a 11 anos e nao tem problemas de saúde, é bem cuidado para sua idade.

    ResponderExcluir
  6. Seria possível me indicar fêmea para cruzar,ou acasalar com um Labrador?(Moro em local pequeno).E fui informada que,meu cachorro de 7 anos está precisando urgentemente de cruzar.Que devo fazer e onde devo procurar ? Por favor é urgente,me ajude , pois tem tempo que ele se irrita e se morde todo.É normal isso ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Duvida.. vou colocar minha cadelinha da Lhasa apso cruzar com um Cão da mesma raca...
    quantos filhotes eu tenho direito e o dono do cão macho tem?

    Alguem q puder me ajudar responda por e mail
    Pry_usa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dono do macho tem direito a dois filhotes,dependendo da quantidade de filhotes se for muito ele tem direito a 2,se nascer poucos ele tem direito a 1.

      Excluir
  8. O meu cachorro e um Pastor Alemão, ele ainda e virgem e podemos dizer que ele é meio "besta" nesse assunto e hoje ele foi apresentado a fêmea . A minha duvida é a seguinte, quanto tempo vai durar para eles cruzarem sendo que os dois sao virgens e tímidos nesse assunto ?

    E-mail: cvspinto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Pri, normalmente a praxe é que o dono do macho tenha pelo menos 1 filhote.

    Se alguém estiver com dificuldades de encontrar um parceiro(a) para cruzar com seu animal de estimação, tentem esse site: www.cruzapet.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu queria saber quais chance que tem de um deles morrer??

    ResponderExcluir
  11. E como posso evitar doenças que ocorre no copulação?

    ResponderExcluir
  12. oi, queria saber se meu cachorro ainda pode cruzar, ele tem 8 anos e é muito saudavel

    ResponderExcluir
  13. Oi nossa cadela da raça chowchow pra cruzar com um macho da mesma raça mas existem muitas duvidas pois cada um diz uma coisa!Devo esperar o termino do sangramento pra colar ela em contato com o outro cão ?Devemos insistir o cruzamento com o mesmo cão mesmo eles se estranhando um pouco?E normal mesmo aver tantas brigas entre eles ou e prq nao esta na hora ou Prq ainda são inexperientes os dois são virgens

    ResponderExcluir
  14. Preciso de respostas urgente!Por favor...

    ResponderExcluir
  15. Ola minha cadela é shih tzu ela ta no segundo cio e ela nuca cruzou mas arrumei um macho shih tzu para cruzar ele vem na minha casa ou ela vai na casa dele??E quanto tempo mais ou menos ela vai ficar no cio????

    ResponderExcluir
  16. (Ela entrou no cio quinta feira)

    ResponderExcluir
  17. tenho cadela dog alemão aleguin,quero cruzar ele sou de contagem-mg.contato deoliveiraj48@gmail.com.

    ResponderExcluir
  18. ola.... me chamo Suzan, tenho uma Sao Bernardo femea, ela tem 7 meses e apresenta reacoes de cio. Preciso saber quando posso cruzar minha cachorra.. e aonde. Quero cruzar com a mesma raça e no proprio canil. meu contato suzanngirl@hotmail.com. obrigado!!! preciso de um retorno URGENTE.

    ResponderExcluir
  19. por favor, quanto custa o serviço de um APONTADOR? Não consigo cruzar minha afeghan hound.

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite, tenho um cachorro macho Poodle, veio uma femea cruzar com ele, e no final da conclusao a femea so teve um filhote, qual a garantia que tenho nessa situação pois a dona da femea vai dar pra outra pessoa, gostaria de uma resposta conclusiva para que eu possa tomar as atitudes necessarias para resolver a situação, ate me propus comprar o filhote e ela fez pouco caso dizendo que nem pensar venderia para mim, andei buscando informações e obtive respostas que neste caso somos co-proprietarios tendo direito a 50% do filhote. no aguardo urgentemente porque o filhote nasce a 2 dias....quero resolver antes que sumam com o filhote, alem de que a Femea nao foi colocado acompanhamento na gestação como ração,calcio etc....

    Eduardo

    ResponderExcluir
  21. Ola,tenho um shihtzu de 3anos,e arrumei uma shihtzu pra cruzar com ele,ela estaaqui em casa à 4 dias e eles cruzar em media 3 vezes por dia,queria saber quantas vezes eles podem cruzar por dia e por quantos dias,ja que ela só vai voltar pra casa dela daqui a 5 dias.obrigada.

    ResponderExcluir